quarta, 24 de agosto de 2011

Desnutrição: quais são as causas, e que métodos usar para combater esse problema?

Entenda melhor sobre esse problema que ainda atinge muitas pessoas ao redor do mundo.

A desnutrição é causada pela falta de nutrientes que o organismo necessita, e pode apresentar caráter primário ou secundário dependendo da causa que a promoveu.

Desnutrição de caráter primário ocorre quando o indivíduo se alimenta pouco ou de maneira errada, com falta de nutrientes necessários para o organismo.

Desnutrição de caráter secundário ocorre quando a ingestão de alimentos do indivíduo é insuficiente devido ao aumento das necessidades energéticas ou devido à qualquer outro fator que não esteja diretamente relacionado à alimentação. Como verminoses, câncer, anorexia, alergia ou intolerância aos alimentos.

Existem vários outros fatores que podem causar a desnutrição, como desmame precoce, fatores sociais: crianças oriundas de famílias de baixa renda, com deficiência alimentar, condições sanitárias precárias, que contribuem para o aparecimento de infecções, parasitoses e da desnutrição consequentemente.
Fatores culturais também podem contribuir para a desnutrição devido aos costumes alimentares.

A desnutrição pode ser  observada em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, mas o problema tem maior incidência na África, Ásia e America Latina. No Brasil as maiores taxas de desnutrição concentram-se na região Nordeste, com 46,1%.

A desnutrição pode ser responsável por uma série de alterações no organismo e no seu funcionamento como a perda de massa muscular, emagrecimento, desaceleração do crescimento, alterações no cabelo e na pele, entre outra série de fatores.

O tratamento da desnutrição varia de acordo com a gravidade da doença, mas as recomendações gerais como reeducação alimentar, com uma alimentação rica em nutrientes necessários para o organismo e higiene pessoal e alimentar, além da participação da família e da comunidade nesse processo podem auxiliar muito no tratamento da doença.

Fonte: InstitutoSalus.com

Compartilhe: