segunda, 01 de agosto de 2011

Doenças Sexualmente Transmissíveis: saiba o que são e como evitá-las

A prevenção das DSTs é possível.

São vários os tipos de Doenças Sexualmente Transmissíveis existentes, como a AIDS, Gonorréia, Sífilis, Tricomoníase, Herpes, Cancro Mole, entre outras.

As doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas como DSTs, são transmitidas principalmente por contato sexual, sem uso de preservativos, quando uma das pessoa já está infectada. Essas doenças manifestam-se através de feridas, bolhas, verrugas ou corrimentos.

Algumas DSTs podem ser transmitidas durante a gravidez da mãe para o bebê, se a mãe estiver infectada, ou durante o parto. Pode ocorrer a interrupção espontânea da gravidez, ou causar lesões ao feto. Outras DSTs também podem ser transmitidas através de transfusão de sangue contaminado, ou compartilhamento de agulhas e seringas, como nos casos de drogas injetáveis.

Algumas DSTs podem ter fácil tratamento, outras possuem tratamento mais complexo. Em certos casos, a doença pode persistir ativa apesar da sensação de melhora por parte do paciente. Dependendo do tipo de DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem causar graves  complicações e evoluir até causar a morte.

Veja algumas características principais de algumas DSTs:

A AIDS é uma síndrome, variedade de sintomas e manifestações, causados pela infecção crônica do organismo humano pelo vírus HIV.

A Gonorréia é uma doença infecto-contagiosa caracterizada pela  presença abundante de secreção  (corrimento) tanto no homem quanto na mulher.

A Sífilis é uma doença também infecto-contagiosa, trata-se de uma lesão ulcerada podendo ser indolor ou pouco dolorosa. Pode ocorrer na vagina, colo do útero e outros locais na mulher. No homem, pode atingir a glande e prepúcio, mas também pode ser encontrada nos dedos, mamilos e lábios.

A Tricomoníase é uma doença infecto-contagiosa que afeta o sistema gênito-urinário tanto no homem quanto na mulher.

A Herpes é uma infecção recorrente causada por um grupo de vírus que determinam lesões genitais vesiculares.

O Cancro Mole é uma ulceração dolorosa de base mole, são feridas contagiosas, que podem comprometer a genitália externa , o ânus e mais raramente os lábios, boca, língua e garganta.

A maioria destas doenças pode ser evitada através da prevenção com cuidados simples.

Fonte: Instituto Salus

Compartilhe: